Patrono da Década do Oceano

Presidência da República de Cabo Verde

Ao Serviço da nação CaboVerdiana, Promovendo o desenvolvimento sustentavel e a proteção dos nossos oceanos para as futuras gerações.

PR: “Com um compromisso inabalável para com a descentralização, a boa governação e a transparência, poderemos edificar municípios mais robustos, resilientes e preparados para os desafios do futuro”.

O Presidente da República deixou este repto no final da tarde desta sexta-feira, ao presidir o X Congresso da Associação dos Municípios de Cabo Verde, cuja liderança passa, a partir de agora e pela primeira vez, a ser assumida pelo PAICV, através do Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, depois da vitória nas autárquicas de dezembro.

No seu discurso, o Presidente da República destacou entre os desafios que persistem no municipalismo a autonomia financeira em relação ao Governo, a escassez de recursos humanos qualificados e a necessidade de melhorar a gestão e a transparência. “A melhoria da gestão e da transparência é imperativa para prevenir práticas ineficientes e fortalecer o controlo social”, afirmou.

Para enfrentar esses desafios, Neves reiterou a proposta de criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e Regional, sustentado por receitas dos Fundos de Manutenção Rodoviária, Turismo e Ambiente, complementadas por dotações do Fundo de Financiamento Municipal e outras fontes de financiamento externo. Também defendeu a descentralização administrativa e financeira, garantindo que a transferência de competências seja acompanhada dos correspondentes recursos financeiros e humanos.

“Penso que os municípios devem passar por uma revolução de gestão, uma verdadeira reengenharia organizacional, para cobrir novas áreas de intervenção como a formação profissional, o fomento empresarial e a promoção de investimentos, a densificação do tecido produtivo, a construção de fatores de competitividade, a geração de empregos, a proteção das famílias, o combate à pobreza e às desigualdades sociais”, pontuou Neves.

O Chefe de Estado também incentiva os autarcas a fomentarem mecanismos de participação cívica, por forma a que as decisões municipais reflitam as aspirações da população e promovam o desenvolvimento sustentável.

José Maria Neves encerrou o discurso reafirmando o compromisso com a descentralização, a boa governação e a transparência, reiterando que o municipalismo é um esteio incontornável da democracia cabo-verdiana e um motor insubstituível do desenvolvimento sustentável.

Leia o Discurso na íntegra, aqui:

https://presidencia.cv/arquivo/12511

A Presidência da Republica de Cabo Verde dedica-se  ao serviço da nação, promovendo o desenvolvimento sustentável e liderando iniciativas globais de conservação dos oceanos através do seu papel como Patrono da Aliança da Década do Oceano.

Contactos

© 2025 Presidência da República de Cabo Verde. All Rights Reserved.