33ª Conferência da UA – Extrato da intervenção de SE o Presidente da República (tema: Acordo de criação da Zona de Comércio Livre)

39

 
 

 

33ª Conferência da UA – 09 de Fevereiro 2020

Extrato da intervenção de SE o Presidente da República (tema: Acordo de criação da Zona de Comércio Livre)

(…) O relatório acabado de apresentar pelo nosso colega e irmão do Níger, o Senhor Presidente Mohamadou Issoufou, merece, todo o nosso reconhecimento e apoio, pela sua grande qualidade. Porque destacamos a sua clareza o seu carácter exaustivo e verdadeiramente instrutivo.

Do documento, cabe realce a criação da Zona de Livre Comércio Como certamente estarão informados, Cabo-Verde, desde a primeira hora, assinou o importante Acordo de Comercio Livre em Africa, acordo que, há poucas horas, foi aprovado, por unanimidade, pelo Parlamento cabo-verdiano e que deverá ser ratificado, brevemente, por mim, seguindo-se o depósito dos instrumentos de ratificação.

Estamos firmemente convencidos de que a criação da Zona de Comércio Livre e a entrada em vigor do Acordo que a sustenta, trará um novo impulso às trocas comerciais entre nós, estabelecendo, igualmente, uma nova era nas relações comerciais entre o Continente e o Resto do Mundo.

Trata-se de um dos instrumentos maiores e concretos para a integração continental, em consonância com a Agenda 2063 perspectivada pela UA, e que norteia os objectivos de Desenvolvimento da nossa Organização Regional.

Termino felicitando V.E o Senhor Presidente pela sua eleição para dirigir os destinos da UA durante o ano 2020, as minhas felicitações, augurando-lhe os maiores sucessos nesta nobre e alta função no seio da nossa organização regional, conte sempre, também, com a nossa solidariedade e com o nosso apoio.

Muito obrigado