O Presidente da República, José Maria Neves, reagiu, no início desta tarde, aos resultados das últimas eleições autárquicas, enaltecendo, não só o trabalho “extraordinário da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na organização do escrutínio deste domingo. Mais do que isso, Neves sublinha a “forma cívica e ordeira” como os cabo-verdianos se engajaram no processo como, aliás, já nos habituou, ajudando a reforçar ainda mais a boa imagem e prestígio da democracia.
“Gostaria, em primeiro lugar, de felicitar o povo de Cabo Verde pela forma ordeira e cívica como participou nesta festa da democracia”, afirmou o Presidente Neves. “Quero felicitar a Comissão Nacional de Eleições pelo seu extraordinário trabalho e também engrandecer as nossas instituições eleitorais que têm um contributo muito forte para a consolidação da nossa democracia e para a afirmação das liberdades” acrescentou.
Instado a comentar as denúncias de compra de votos de alguns partidos e/ou candidaturas, José Maria Neves sublinhou que tais acontecimentos não terão comprometido a integridade do processo eleitoral. “Vimos que as eleições foram muito bem organizadas e globalmente não tivemos problemas ou dificuldades na realização dessas eleições, tirando um ou outro incidente que não mancham os resultados eleitorais”, considerou, encorajando, entretanto, a investigação mais aturada destas denúncias para que se possa melhorar o processo e garantir a integridade dos resultados eleitorais.
Todavia, a elevada taxa de abstenção, aliás um marco em praticamente todas as eleições anteriores, é algo que preocupa, com o Chefe de Estado a reafirmar a importância do engajamento cívico e da educação para a cidadania, pois que a abstenção fragiliza a democracia. “Temos de continuar a fazer o nosso trabalho cívico, a educação para a cidadania, para que todas e todos os cabo-verdianos aqui e na diáspora tenham em devida conta o seu poder no momento do voto”, concluiu.