Ainda, à margem do lançamento do Festival de Recriação Histórica de Ribeira Grande, o Presidente da República, José Maria Neves, reafirmou em declarações à comunicação social a sua preocupação com a segurança marítima em Cabo Verde, na sequência do recente naufrágio do navio “Nho Padre Benjamin”.
“São duas questões importantes aqui”, declarou José Maria Neves. “A primeira tem a ver com a segurança marítima: temos de trabalhar para garantir que os transportes entre as ilhas sejam seguros, com qualidade, e analisar cuidadosamente este acidente para tomar medidas consequentes”. O Chefe de Estado recordou que “nos últimos anos temos tido acidentes desta natureza”, enfatizando a necessidade de “acautelar o futuro”.
Tal como havia destacado em comunicado anterior sobre o incidente, o Presidente enalteceu o papel fundamental da Comunidade Piscatória de Preguiça (São Nicolau) na operação de salvamento que garantiu a segurança de todos os tripulantes e do único passageiro a bordo. “É de salientar o contributo da Comunidade Piscatória de Preguiça de São Nicolau, que deu um forte apoio no salvamento dos tripulantes e do passageiro que estava no navio”, sublinhou o Mais Alto Magistrado da Nação.
O Presidente Neves chamou ainda a atenção para a necessidade de prevenir riscos ambientais decorrentes deste tipo de acidentes marítimos, reforçando a importância de medidas que garantam a segurança das águas territoriais cabo-verdianas.
Veja, aqui, as reflexões do Presidente José Maria Neves sobre o tema.