PR inspira escolhidos do YALI 2025 a serem líderes nas suas comunidades

14

O Presidente José Maria Neves recebeu os seis jovens cabo-verdianos selecionados para o prestigiado programa “Mandela Washington Fellowship para Jovens Líderes Africanos” (YALI) 2025, incentivando-os a abraçar plenamente o seu papel de líderes. O Presidente sublinhou o valor inestimável dos intercâmbios internacionais, como a oportunidade que o YALI lhes proporciona nos EUA, para o contacto com novas culturas, abordagens e experiências que enriquecerão as suas capacidades de liderança.

Partilhando a sua própria vivência num programa similar em 1993, também nos EUA, Neves realçou o impacto duradouro que essa experiência teve no seu percurso.

Entrevistados no local, Pamela Borges, Elzo Rodrigues e Evelise Carvalho partilharam as suas expetativas quanto a esta experiência.

Pamela Borges, cientista biomédica, expressou o desejo de aprofundar conhecimentos e criar laços para fortalecer a luta contra o cancro em Cabo Verde.

Elzo Rodrigues, empreendedor social na área do turismo sustentável, espera conectar ainda mais a diáspora às raízes culturais, gerando impacto social e ambiental positivo.

Já Evelise Carvalho, jornalista e ativista comunitária, realçou a oportunidade que o YALI lhe proporciona de adquirir novas ferramentas e perspetivas para amplificar as vozes das comunidades locais e impulsionar as suas iniciativas sociais.

Os outros contemplados deste YALI 2025 são:

Kelly Gomes, uma educadora comunitária dedicada ao desenvolvimento de crianças e jovens em São Vicente, promovendo inclusão e oportunidades através da educação e do voluntariado.

Yury Pereira, advogado e líder político, que utiliza o direito como ferramenta de transformação social e serviço público, defendendo práticas responsáveis e governança eficaz.

Ivan Moreira, um jovem empresário inovador que criou a primeira plataforma digital de prestação de serviços em Cabo Verde, conectando trabalhadores e clientes “com eficiência e dignidade”.