PR José Maria Neves envia carta de felicitações ao Presidente em exercício da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, pelos 50 anos da organização da África Ocidental

34

O Presidente da República, José Maria Neves, endereçou hoje uma Carta de Felicitações ao seu homólogo da Nigéria e Presidente em exercício da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Senhor Bola Ahmed Tinubu, por ocasião do 50.º aniversário da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a ser celebrado a 28 de maio, em Lagos.

Na missiva, o Chefe de Estado cabo-verdiano expressou “imensa satisfação” por ter recebido o convite para participar na cerimónia, mas informou que, devido a “compromissos nacionais inadiáveis”, Cabo Verde será representado pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Senhora Miryan Vieira.

Tal como numa mensagem vídeo à nação sobre a efeméride, o Presidente Neves regozijou-se “com o percurso que a nossa organização sub-regional tem trilhado ao longo destes cinquenta anos”, destacando como “a integração económica revelou-se importante para o progresso regional”. No entanto, a carta sublinha que “os desafios do século XXI impõem uma reflexão crítica acerca da trajetória da CEDEAO e sublinham a necessidade urgente de a reformar, profundamente”, para que a organização responda com agilidade às exigências de uma efetiva integração.

Perante períodos de instabilidade política e ameaças na sub-região, o Presidente defendeu que a transformação da CEDEAO “deve reforçar o compromisso com os direitos humanos e com o Estado de Direito”. Encorajou ainda “a promoção de uma governação democrática, transparente e inclusiva” para a sub-região, visando a construção de sociedades mais justas e coesas.

A carta conclui com uma visão de futuro, augurando que o Jubileu de ouro da Comunidade “constitua oportunidade para que possamos perspetivar uma maior densificação da integração regional”, em prol do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo dos países da CEDEAO.