O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu esta tarde, em Praia, uma distinta delegação da Diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos, acompanhada pela Vice-Governadora de Rhode Island, Sra. Sabina Matos, e pelo Senador Estadual de Rhode Island, Sr. Robert Britto, que veio especialmente para as celebrações dos 50 Anos da Independência.
Os membros da delegação expressaram o seu grande orgulho em participar neste momento histórico para Cabo Verde e reforçaram a sua disponibilidade para continuar a contribuir para o desenvolvimento do país, respondendo aos apelos do Presidente.
Um dos temas centrais da conversa com o Presidente Neves foi a problemática das ligações entre as ilhas. O PCA do Museu de Cabo Verde em Rhode Island e porta-voz do grupo, Corsino Delgado, avançou à comunicação social o interesse de empresários em investir em transportes marítimos interilhas com pequenas embarcações, os ultramodernos e super rápidos seagliders. Estes combinam tecnologias marítimas e de aviação, capazes de atingir velocidades de até 300 km/h e transportar até 34 passageiros.
Outro ponto abordado foi a questão das deportações, com a delegação a relatar os esforços das associações cabo-verdianas nos EUA para apoiar e prevenir deportações, especialmente entre a juventude, num momento em que o governo norte-americano intensifica a deportação de emigrantes ilegais.
Fazem parte ainda desta ilustre comitiva, o Diretor de Educação do Museu Cabo-verdiano, Silas Otniel Rodrigues Pinto, o Membro do Conselho de Administração do Museu Cabo-verdiano, Isadore Silva Ramos, o Membro do Conselho de Administração do Centro Progressista Cabo-verdiano e Advogado, Joseph A. Moniz, e a Jornalista da NBC News, Odetta Rogers.