PR felicita portonovenses pelo 63.º aniversário do seu município

26

Por ocasião do 63.º aniversário da criação do Município do Porto Novo, o Presidente da República, José Maria Neves, dirigiu uma carta de felicitações à Presidente da Câmara, Arquiteta Elisa Pinheiro, tendo expressado “votos de progresso, prosperidade e bem-estar” a toda a população portonovense.

O Chefe de Estado Neves destacou a “nobreza e solidariedade” da Câmara Municipal, que, num momento de “profunda consternação” face à tragédia das recentes chuvas, “não se limitou a cuidar do seu município, mas também estendeu a sua ajuda à vizinha ilha de São Vicente”. Segundo o Presidente, este gesto “é digno de louvor, porquanto traduz e reafirma os valores de união, empatia e fraternidade que moldam o espírito da cabo-verdianidade.”

A carta sublinha que a presente conjuntura “relembra-nos, de forma eloquente, a relevância e a responsabilidade acrescida do poder local na mobilização célere de recursos, no amparo às populações e na edificação de comunidades mais resilientes”. O Presidente realçou a necessidade de uma “resposta estruturada e articulada” para a fragilidade habitacional, com “políticas habitacionais mais inclusivas e sustentáveis, capazes de prevenir situações semelhantes no futuro”.

Na carta, o Presidente Neves também enalteceu “a forte solidariedade da sociedade civil”, cuja “força coletiva” se manifestou na “prontidão e generosidade” demonstradas após a tragédia. Adicionalmente, sublinhou a “necessidade de manter um diálogo permanente com as autoridades centrais e com os parceiros estratégicos, de modo a encontrar soluções eficazes e sustentáveis para os problemas existentes”.

A encerrar a carta o Presidente da República renovou os seus votos de “progresso e de coesão social para o Município do Porto Novo”, manifestando-se “certo de que, com resiliência e união, a comunidade superará os desafios atuais, retomando gradualmente a normalidade, e continuará a afirmar-se como exemplo de compromisso cívico, dedicação ao bem-estar da população e consolidação dos valores que nos unem enquanto Nação.”