Presidente da República desloca-se à ilha do Fogo para uma agenda essencialmente ambiental

12

Sua Excelência o Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se nesta quarta-feira, dia 21 de junho, à ilha do Fogo para o cumprimento de mais uma agenda de ação ambiental e climática, no quadro das ações em curso integradas na Década do Oceano.

Neste âmbito, o Chefe de Estado realiza, na quinta-feira, 22, a partir das 8h00 da manhã, uma visita à Reserva Natural Integral dos Ilhéus Romo e de Cima, respondendo, assim, a um convite do Projeto Vitó. O Mais Alto Magistrado da Nação vai constatar, in loco, o estado de conservação desta importante área protegida que reserva uma significativa fauna e flora endémica e em vias de extinção.

Na ocasião, José Maria Neves fará uma visita ao acampamento da Campanha de Preservação das Tartarugas, periodicamente desencadeada pelo Projeto Vitó, e à Colónia de Rabo-de-junco. O Chefe de Estado participará ainda numa campanha de limpeza das praias de nidificação das tartarugas marinhas, abraçando as ações de preservação e conservação ambiental levadas a cabo pela ONG e outros atores sociais nesta causa que é de todos. 

Nesta deslocação, que servirá para inteirar-se do importante trabalho que vem sendo realizado pelas Organizações Não Governamentais que atuam na proteção do ambiente no país, o Presidente da República estará acompanhado pelos voluntários do Pojeto Vitó e pelos Presidentes das Câmaras Municipais de São Filipe e Santa Catarina do Fogo.

Antes de cumprir esta agenda ambiental, o Chefe de Estado fará, já na tarde desta quarta-feira, 21, às 17H00, na Casa da Memória, a apresentação pública, à população e autoridades locais da ilha do Fogo, da obra “No Ofício do Bem Comum”, que compila as comunicações proferidas ao longo do primeiro ano do mandato sobre os mais variados assuntos e domínios que e dizem respeito à nação e às populações, em todos os cantos do país e na vasta diáspora.