PR já está em Adis Abeba

20

O Presidente da República, José Maria Neves, chegou no início desta manhã à capital etíope para juntar-se aos Chefes de Estado que participam nesta 37.ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana, que arranca amanhã, 17 de fevereiro. O PR Neves foi recebido no aeroporto pela Ministra do Turismo da República Democrática Federal da Etiópia, a Sra. Nasise Chali.

Hoje à tarde, acontece a Reunião de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares Africanos, no quadro da operacionalização da Comissão Climática dos Estados Insulares Africanos (AISCC, sigla em inglês) e que visa, sobretudo, defender os interesses e particularidades desses Estados e ilhas que são mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas.

O Presidente José Maria Neves, recorda-se, vem defendendo há muito, a necessidade das particularidades dos Pequenos Estados insulares (SIDS, sigla em inglês) serem levadas em conta, por exemplo, no que tange ao financiamento do seu desenvolvimento.

É neste quadro que este apresentou em novembro de 2022, na 27.ª conferência climática da COP27, no Egito, a proposta para a conversão da dívida pública em investimento.

Cabo Verde, recorda-se, anunciou recentemente, em negociação com Portugal, uma experiencia piloto da conversão da nossa dívida pública em investimento público, junto a este país parceiro.