Comemorações do Cinquentenário de Libertação de Presos Políticos do Campo de Concentração do Tarrafal começam já amanhã

33

As comemorações do Cinquentenário da Libertação dos Presos do Campo de Concentração do Tarrafal terão início já amanhã, dia 30 de abril, com a condecoração com a Ordem Amílcar Cabral, Segundo Grau, a título póstumo, pelo Sr. Presidente da República ao Senhor Felisberto Vieira Lopes.  A cerimónia de atribuição das insígnias aos representantes do homenageado terá lugar às 9:00 horas, na Presidência da República.

Às 17h00, o Presidente da República, José Maria Neves, e o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitam a Feira do Livro, no largo do Auditório e da Biblioteca Nacional. A seguir, às 17h35, os dois Chefes de Estado visitam a exposição “50 Anos de Abril – Antes e Depois”, uma iniciativa da sociedade civil, no Arquivo Histórico Nacional.

Já no dia 1 de maio, o Campo de Concentração do Tarrafal, em Chão Bom, é o palco central das comemorações do Cinquentenário da Libertação dos Presos do Campo de Concentração do Tarrafal, que incluem a Sessão Especial, na qual participam os Chefes de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves, Portugal, de Marcelo Rebelo de Sousa, e da Guiné-Bissau, Umáro Embalé Sissocko, bem como uma representação do Presidente de Angola.

Durante esta sessão, será realizado o descerramento da Placa comemorativa da efeméride, seguido da Conferência “Campo de Concentração do Tarrafal: Genealogia Histórica, Modelos de Repressão e Memórias Transnacionais de Resistência”, que terá como conferencista o Prof. Doutor Victor Barros.

Historiador, Victor Barros é doutorado em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, com uma tese sobre comemorações, usos públicos da história e memória do império nas colónias durante o Estado Novo português (1933-1974). A tese mereceu distinção, em outubro de 2020, no Prémio Internacional de Investigação Histórica Agostinho Neto. É também autor do livro “Campos de Concentração em Cabo Verde: As Ilhas como Espaços de Deportação e Prisão no Estado Novo”, distinguido com uma Menção Honrosa no Prémio de História Contemporânea Vítor de Sá, em 2008.

Às 15h00, os PRs participam numa visita guiada ao Campo de Concentração.

A encerrar as comemorações, o antigo Campo de Concentração do Tarrafal, acolhe, às 17h00, o Concerto da Liberdade, que contará com a participação de artistas dos quatro países que tiveram cidadãos presos no Tarrafal: Mário Lúcio (Cabo Verde), Teresa Salgueiro (Portugal), Paulo Flores (Angola) e Karyna Gomes (Guiné Bissau), com entrada livre.

Celebrar os 50 anos da Libertação dos Presos Políticos do Tarrafal, no espaço que hoje alberga o Museu é um ato de preservação da memória e um contributo para a educação das gerações mais recentes sobre os horrores do passado colonial. O Museu do Campo de Tarrafal é um testemunho vivo das lutas e conquistas do povo cabo-verdiano, de todos os que ali estiveram presos e que resistiram à opressão e lutaram por justiça.

Com estas comemorações, a Presidência da República estará, também, a apoiar a candidatura do Museu do Tarrafal a Património da Humanidade da UNESCO, augurando que seja um desígnio comum dos Países de Língua Portuguesa. Confira a programação completa do Cinquentenário da Libertação dos Presos do Campo de Concentração do Tarrafal, a seguir:

PROGRAMAÇÃO COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DA LIBERTAÇÃO DOS PRESOS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL

30 de Abril:

09h00: Atribuição das insígnias aso representantes de Felisberto Vieira Lopes

17h00: Visita dos Presidentes da República de Cabo Verde e Portugal, Dr. José Maria Neves e Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, à Feira do Livro

Local: Largo do Auditório Nacional e da Biblioteca Nacional

17h35: Os dois PRs visitam exposição “50 Anos de Abril – Antes e Depois”, uma iniciativa da sociedade civil, no Arquivo Histórico Nacional

1 de Maio:

10:30 . Chegada dos Chefes de Estados

10:45. Honras Militares. Desfile 11:00 . Homenagem dos Chefes de Estado – Descerramento da Placa do Cinquentenário. – Deposição de Coroa de Flores

11:20. Sessão Especial do Cinquentenário

12:35. Conferência “Campo de Concentração do Tarrafal: Genealogia Histórica, Modelos de Repressão e Memórias Transnacionais de Resistência”. Conferencista, Prof. Doutor Victor Barros.

15:00. Visita ao Campo de Concentração

17:00. Concerto da Liberdade, Artistas: Teresa Salgueiro, Paulo Flores, Karyna Gomes e Mário Lúcio.