PR defende parcerias energéticas para CV, em Dallas,Texas

7

Na tarde desta terça-feira, o Chefe de Estado recebeu, à margem da Cimeira de Negócios EUA-África, em Dallas, a CEO do MCC, Alice Albrigh e o Coordenador da Power Africa, Richard Nelson, uma unidade interagência do governo dos EUA, criada em 2013, pelo Presidente Obama, para facilitar o acesso à Energia em África. O organismo fomenta a inversão da crise no setor, promovendo um crescimento económico inclusivo e com baixa emissão de carbono, particularmente na região Subsariana.

O Chefe de Estado incentiva o estabelecimento de fortes parcerias com esta organização do governo norte-americano, que engloba várias instituições financeiras internacionais e governos de outros países e pode ajudar Cabo Verde a aumentar a sua capacidade para produção de energias limpas e a sua competitividade na integração regional.

José Maria insta os potenciais parceiros a ver Cabo Verde não pela sua dimensão territorial, mas sim integrado na região africana, com todo potencial de mercado do continente.

Neves pediu, ainda, que sejam considerados os custos da insularidade do país, nos futuros financiamentos, pois que as especificidades associadas aos Pequenos Estados Insulares exigem investimentos mais avultados para um desenvolvimento sustentado, inclusivo e homogéneo.