PR José Maria Neves enaltece 10.º Fórum das Civilizações como um espaço de diálogo, tolerância e amizade social

4

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, participa nesta terça-feira no 10.º Fórum das Civilizações das Nações Unidas, que decorre entre os dias 26 e 27 de novembro, em Cascais. Neves será também protagonista numa homenagem ao Presidente Jorge Sampaio, antigo Chefe de Estado de Portugal e primeiro Alto Representante das Civilizações das Nações Unidas. Em entrevista à comunicação social, antes do início de um encontro com os líderes das Associações cabo-verdianas em Portugal, Neves destacou a relevância deste evento global como um espaço de diálogo, tolerância e amizade social, numa altura em que o mundo precisa desesperadamente de diálogos e consensos.

“Veja, neste momento em que se está a falar da guerra, dos conflitos, do terrorismo, das migrações, todo esse discurso anti-imigração, de extremismos, é bom parar e pensar um pouco que também podemos abrir espaços ao diálogo, abrir espaços para discutirmos as coisas, para conversarmos sobre o futuro, para reconstruir um futuro melhor para todos”, sublinhou o Presidente Neves.

Sobre a homenagem a Jorge Sampaio, Neves confessa-se um grande admirador. “Jorge Sampaio é uma das minhas fontes de inspiração no exercício da Presidência”, afirmou José Maria Neves. O Mais Alto Magistrado da Nação refere-se ao ex-presidente português como um estadista notável pela sua sabedoria, respeito pelas instituições e pelo pluralismo. “Ele tinha os ingredientes de um grande estadista, e é por isso que me revejo muito na forma de ser e de estar na política do Presidente Jorge Sampaio”, realçou José Maria Neves.

O 10.º Fórum das Civilizações reúne entre 1.500 e 2.000 participantes de diversas esferas, incluindo altos responsáveis da ONU, líderes políticos, religiosos e culturais, representantes de organizações internacionais, centros de investigação e sociedade civil, além de vários Chefes de Estado, entre os quais o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Filipe VI, Rei de Espanha e, claro, o Presidente Neves.

O Fórum das Civilizações busca promover o diálogo intercultural e o entendimento entre as diferentes civilizações, sendo um importante espaço de discussão sobre questões globais, como a convivência pacífica, os direitos humanos e outras grandes questões do nosso tempo.

Confira aa considerações do Presidente da República, aqui: