José Maria Neves e Diomaye Faye sublinham vontade mútua no reforço das relações entre Cabo Verde e Senegal

11

O Presidente da República, José Maria Neves, foi recebido, no final desta tarde de quarta-feira, pelo Chefe de Estado senegalês, Bassirou Diomaye Faye, no Palácio da República, em Dacar, marcando uma importante agenda nesta sua curta, mas intensa agenda de visita ao país vizinho e irmão. Este encontro marcou mais um importante momento político-diplomático entre os dois estados, com ambos a sublinharem a sua vontade e determinação em ver reforçadas as relações bilaterais nos mais diversos domínios.

À saída do encontro, José Maria Neves foi entrevistado pela comunicação social local, tendo destacado os valores republicanos e democráticos partilhados, que posicionam Cabo Verde e o Senegal como países estáveis e exemplos na sua sub-região. A conversa entre os dois presidentes abordou a necessidade de reforçar e redinamizar as relações de amizade e cooperação, tanto no âmbito bilateral quanto na integração sub-regional, com foco na CEDEAO, para melhor responder às aspirações dos povos.

Reconhecendo a presença de uma grande comunidade cabo-verdiana no Senegal e de comunidades senegalesas em Cabo Verde, ambos os líderes estão cientes da importância de fortalecer e consolidar os laços de amizade, fraternidade e cooperação que unem Cabo Verde e Senegal.

Numa entrevista ao jornalista Júlio Vera Cruz, o Presidente aprofundou um pouco mais sobre este encontro com Diomaye Faye, entrevista essa que poderá acompanhar, amanhã na RCV e, também nos canais oficiais do Presidente José Maria Neves. Nesta mesma entrevista o Presidente Neves abordou também a Cimeira da CPLP que acontece nesta sexta-feira, 18 de julho, em Bissau. A Não perder!