Presidente José Maria Neves destaca Mário Soares como defensor da Liberdade e Democracia

10

O Presidente da República, José Maria Neves, já se encontra em Lisboa, onde participa nas celebrações do centenário de Mário Soares, o qual descreve como um “Defensor da liberdade, democracia, igualdade e solidariedade”. Ainda durante esta deslocação de dois dias, o Presidente Neves promove um encontro com a Comunidade em Oeiras.

A ocasião é também uma oportunidade para se pensar os desafios atuais e futuros da democracia. Em entrevista ao jornalista Júlio Vera Cruz para o programa “Outro Olhar” da RCV, Neves sublinhou a necessidade global de se refletir sobre alguns desses desafios atuais, nomeadamente a crise das instituições democráticas, as alterações climáticas e a degradação dos serviços públicos. José Maria Neves enfatiza a urgência de políticas públicas que promovam mais igualdade e solidariedade, inspirando-se no legado de Mário Soares.

Não obstante essa leitura mais global, Neves realça que as reflexões sobre a realidade mundial estão interligadas com a situação de Cabo Verde, e que é crucial construir consensos para promover mudanças fundamentais.

PR incentive participação mais ativa da Comunidade na vida social e política portuguesa

O Presidente Neves terá ainda uma agenda voltada para a nossa Comunidade em terras lusas, com uma deslocação a Oeiras. A ideia é transmitir uma mensagem positiva, incentivando uma maior inserção e participação ativa da comunidade na vida política portuguesa, inclusive, elegendo quadros nos partidos e cargos públicos. Isso, lembrando que é, igualmente, importante cumprir com os seus deveres cívicos no seu país de acolhimento, até para que possam exigir os seus direitos.

Defensor de uma maior participação no desenvolvimento das Ilhas, o Presidente salienta a importância de discutir profundamente com a nossa Diáspora as questões que afetam Cabo Verde, buscando consensos para enfrentar desafios como a pobreza e as desigualdades.

Confira a parte da entrevista relacionada ao tema em questão: