Afrobarómetro: Inquérito regista queda global de confiança nas instituições. Presidente da República é órgão eleito melhor avaliado

17

O Afrobarómetro fez hoje a primeira apresentação pública do Inquérito sobre a qualidade da Democracia e Governação em Cabo Verde – Ronda 10 do Afrobarómetro, estudo este que revelou uma queda assinalável nos índices de confiança dos cabo-verdianos nas instituições da República. Esta tendência abrange órgãos de soberania, lideranças religiosas e até as Forças Armadas, que, apesar de se manterem como a instituição mais confiável, registaram uma considerável queda.

No entanto, o Presidente da República, José Maria Neves, é a terceira entidade ou instituição melhor avaliada no relatório. Apesar de uma redução na confiança de 65% para 40% e uma queda de 17% nos índices de avaliação do seu desempenho, de 72% para 55%, o Presidente Neves continua a merecer a confiança da maioria dos cabo-verdianos.

Independente desta e outras sondagens, o Presidente José Maria Neves reforça o seu compromisso em continuar a trabalhar pelo bem-estar e progresso de Cabo Verde, mesmo em tempos de desafios e mudanças, e reafirma o seu compromisso em fortalecer a confiança nas instituições e promover a democracia enquanto espaço de diálogo e de busca permanente de consensos em prol do desenvolvimento de Cabo Verde

De acordo com os promotores do estudo, este inquiriu 1.200 indivíduos em quatro ilhas do país — Santiago, São Vicente, Santo Antão e Fogo. O universo amostral representa 85% da população cabo-verdiana, entre 27 de agosto e 10 de setembro de 2024. Segundo a Afrosondagem, a margem de erro do inquérito é de 3%, com um nível de confiança de 95%.