O Presidente da República, José Maria Neves, proferiu hoje um discurso marcante na Sessão Evocativa dos 50 Anos da Independência Nacional. O Chefe de Estado sublinhou que meio século de soberania cabo-verdiana foi uma construção coletiva “forjada no sonho, temperada na resiliência, sustentada na coragem e no labor perseverante do povo cabo-verdiano”, destacando a importância das parcerias e a aposta no protagonismo das novas gerações para o futuro do país.
O discurso realçou as enormes conquistas alcançadas em cinco décadas, como o crescimento económico, a elevação dos indicadores de desenvolvimento humano e a consolidação democrática, apesar das vulnerabilidades. O Presidente enfatizou a importância das parcerias valiosas, que permitiram o desenvolvimento e posicionaram Cabo Verde como País de Rendimento Médio com aspirações a uma nação próspera e justa.
José Maria Neves reafirmou a posição de Cabo Verde como “um país de pontes” e defensor do multilateralismo e do diálogo global. Olhando para os próximos cinquenta anos, o Presidente sublinhou o papel crucial das novas gerações, que devem liderar a inovação e as transições digital e energética, rumo a um “novo ciclo de conquistas – mais verdes, mais digitais, mais humanas.”
Veja e leia o discurso no vídeo e no link, respetivamente, aqui: