O Presidente da República, José Maria Neves, recebe nesta terça-feira, às 10h00, no Palácio do Presidente, uma delegação de 29 jovens judeus franceses que chegou ao nosso país no dia 8 de julho, no âmbito de um projeto humanitário e cultural.
O grupo, da organização de escuteiros judeus franceses EEIF/Nice (Eclaireuses et Eclaireurs Israelites de France de Nice/Eliezer Ben Yehuda), estará na Cidade da Praia até 18 de julho, partindo de seguida para a ilha da Boa Vista onde permanecerá até o dia 24 do corrente mês.
A missão destes jovens visa promover intercâmbios com instituições e comunidades locais e aprofundar o conhecimento sobre a presença histórica e os vestígios da religião judaica no arquipélago.
Eles também visitarão os cemitérios judaicos na Praia e na Boavista, contribuindo para a preservação da herança judaica em Cabo Verde.
O encontro com o Presidente da República oferece-lhes a oportunidade de conhecer as perspetivas para intercâmbios com instituições, ONGs e comunidades locais.
José Maria Neves tem sido um defensor entusiástico de novas formas de cooperação, para além da tradicional relação Estado-Estado, priorizando modelos de cooperação descentralizada e parcerias com a sociedade civil.
A EEIF (Eclaireuses et Eclaireurs Israelites de France) é uma organização escoteira judaica fundada na França em 1923.
Criada para proporcionar aos jovens judeus experiências escoteiras, a EEIF desempenhou um papel significativo na Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente no resgate e proteção de crianças judias.
O grupo de Nice, que chega a Cabo Verde com jovens sefarditas, continua a tradição de promover a felicidade, partilha e amizade, ao mesmo tempo que se empenha em projetos que valorizam a herança cultural e histórica.