Comemorações dos 50 Anos da Independência Nacional: PR Entrega Insígnias a Militares Condecorados em São Vicente

16

Comemorações dos 50 Anos da Independência Nacional: PR Entrega Insígnias a Militares Condecorados em São Vicente

O Presidente da República, José Maria Neves, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, procedeu esta manhã à entrega das insígnias da Medalha Jaime Mota de Mérito Militar a quatro militares residentes em São Vicente. A condecoração, enquadrada no Decreto Presidencial n.º 02/2025, de 7 de janeiro, visa reconhecer o profissionalismo e a dedicação exemplar dos militares ao serviço do crescimento e afirmação da Nação cabo-verdiana, no âmbito das celebrações do aniversário das Forças Armadas e do 50.º Aniversário da Independência Nacional.

Foram condecorados o Major José Paris Morais, o Sargento-mor Adilson Sousa Dias, o Sargento-mor Alcídio Monteiro e o Sargento-mor José Mateus Gonçalves. De recordar que, no quadro do mesmo decreto, no passado dia 15 de janeiro, Dia das Forças Armadas, José Maria Neves entregara as insígnias da Medalha Jaime Mota de Mérito Militar de Primeira e Segunda Classe a outros 24 militares. A cerimónia decorreu na Sala 5 de Julho do Palácio da Presidência, na cidade da Praia.

Em entrevista à comunicação social presente, o Major José Paris Morais falou em nome dos quatro militares condecorados que receberam hoje as suas insígnias, expressando a sua gratidão e satisfação pela distinção. “É uma grande honra e um sentimento de gratidão, não só para mim, mas para todos os militares condecorados. Este momento é especial para qualquer militar ou cidadão cabo-verdiano que receba uma condecoração do nosso Presidente, o Comandante Supremo das Forças Armadas”, afirmou.

O Major, que completará 30 anos de serviço militar, destacou ainda o valor do serviço à pátria. “Servir o país é o maior valor que um cidadão pode ter. Nas Forças Armadas, damos o nosso contributo com espírito de serviço, para o bem da instituição, do país e da nação cabo-verdiana. Esta condecoração é um reconhecimento do trabalho realizado e um incentivo para continuarmos a servir com dedicação”, acrescentou.

A Medalha Jaime Mota de Mérito Militar simboliza o reconhecimento do Estado pelo empenho e sacrifício dos militares, reforçando o seu papel na construção e defesa da soberania nacional.

Recorde, aqui, a cerimónia do dia 15 de Janeiro:

Semana da República – PR condecora Forças Armadas e grupo de militares por ocasião do Dia das Forças Armadas e no quadro dos 50 Anos da Independência Nacional