Primeira Dama recebe Rainha de Espanha em Visita de Cooperação a Cabo Verde

17

A Excelentíssima Primeira Dama, Débora Katisa Carvalho, recebe nesta quinta-feira, dia 27 de março, às 09h00, no Palácio do Presidente da República, Sua Majestade a Rainha Letizia de Espanha, que se encontra em Cabo Verde, desde ontem, numa visita de Cooperação centrada nas áreas da igualdade de género, redução das desigualdades e economia azul sustentável, baseada na utilização sustentável dos recursos marinhos.

Após o acolhimento pela Primeira Dama, terá lugar um pequeno-almoço de trabalho, em que serão abordados temas de interesse comum e que têm merecido a atenção dessas Altas Entidades, nas atividades que desenvolvem.


O encontro de trabalho será seguido de uma visita, às 10H15, à Comunidade Terapêutica “Fazenda Esperança”, em Trindade, onde serão acolhidas pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, pelo coordenador do centro, o Padre Ronaldo, e outros parceiros. O projeto desenvolvido pela Igreja Católica, recorde-se, tem sido fundamental na recuperação de indivíduos do sexo masculino afetados pela toxicodependência no país.

Sua Majestade a Rainha Letizia, que está a ser acompanhada nesta visita pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Espanha, Eva Granados Galiano, realiza em Cabo Verde a sua quarta missão de cooperação em África, após deslocações ao Senegal (2017), Moçambique (2019) e Mauritânia (2022).
A missão pretende reforçar o compromisso da Cooperação Espanhola com Cabo Verde, onde está presente desde 1999, sendo o nosso país apontado entre os prioritários de sua atuação na região da África Ocidental.

Entre as grandes intervenções da cooperação espanhola no arquipélago, e que estarão a ser acompanhadas de perto pela Rainha, destacam-se projetos focados no combate às desigualdades socioeconómicas e na promoção da sustentabilidade ambiental.

Durante esta sua viagem de cooperação a Cabo Verde, que inclui as ilhas de Santiago e São Vicente, Sua Majestade a Rainha Letizia estará trajada com o colete vermelho da Cooperação Espanhola, um elemento que caracteriza as suas missões de trabalho de cooperação.

De realçar que em Cabo Verde existe uma comunidade de cooperantes espanhóis composta por 21 mulheres e 11 homens, distribuídos por cinco ilhas, nomeadamente Santiago, São Vicente, Boa Vista, Sal e Maio.