O Presidente da República, José Maria Neves, participa online, nesta quinta-feira, 24 de abril, a partir da Sala Beijing do Palácio do Platô, na cerimónia de abertura da Conferência Internacional “Alterações Climáticas e Educação Ambiental: Desafios, Respostas, Saberes Locais e Oportunidades”, que terá lugar nos dias 24 e 25 de abril, no Polo da Universidade Lusófona na Cidade do Mindelo, Cabo Verde.
A participação do Chefe de Estado reforça o seu compromisso pessoal e institucional com a causa ambiental e climática, uma das grandes bandeiras da sua magistratura. Reconhecido internacionalmente pela sua liderança nesta área, o Presidente José Maria Neves, recorda-se, é Patrono da Década do Oceano pela UNESCO e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural Africano pela União Africana, distinções que refletem o seu empenho na defesa do planeta e no combate às alterações climáticas.
Nas suas intervenções, o Presidente tem destacado a urgência de uma mudança comportamental global face a uma das maiores ameaças à humanidade: a crise climática, que coloca em risco a nossa própria existência. Aliás, um dos principais pontos da sua missão enquanto Patrono tem a ver com a importância do reforço da educação e literacia ambientais como ferramentas essenciais para capacitar sociedades e promover ações concretas de mitigação e adaptação, sobretudo nos pequenos Estados insulares, como Cabo Verde, altamente vulneráveis aos efeitos das mudanças do clima.
A presença nesta Conferência Internacional “Alterações Climáticas e Educação Ambiental: Desafios, Respostas, Saberes Locais e Oportunidades”, da Universidade Lusófona é mais um testamento ao compromisso de José Maria Neves com a sustentabilidade do planeta e com o desenvolvimento sustentável.
Ao longo da atual magistratura, o Mais Alto Magistrado da Nação tem desenvolvido uma forte agenda nesta matéria com diversas ações e intervenções e que incluem a organização das três edições da Cimeira da Década do Oceano, em Mindelo, Praia e Sal, estando a quarta edição programada para outubro próximo, na ilha do Fogo, e que têm consolidado o país como voz ativa na agenda oceânica global.
A participação na Cimeira da Década do Oceano em Barcelona (2023), onde defendeu políticas integradas para a proteção dos ecossistemas marinhos e a justiça climática é outro ponto alto desse percurso;
O seu constante apelo à cooperação internacional para enfrentar desafios comuns, aliando saberes locais a soluções inovadoras, com um olhar particular para os Pequenos Estados Insulares e as suas particulares vulnerabilidades tem ecoado na arena internacional.
Esta Conferência promovida pela Universidade Lusófona, reunirá especialistas, académicos, ativistas e decisores políticos para debater estratégias de resiliência climática, com foco nos países lusófonos e nas pequenas ilhas. A programação inclui painéis sobre sustentabilidade, políticas públicas, agricultura resiliente e o papel da cultura na crise ambiental.
Esta será, certamente, mais uma oportunidade para José Maria Neves Presidente da República renovar um chamamento à ação coletiva, sublinhando que “proteger o planeta não é uma opção, mas um imperativo ético para as presentes e futuras gerações”.