PR e Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe afirmam excelentes relações entre os dois países e manifestam abertura para o Reforço dos Laços de Cooperação

14

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu esta sexta-feira, o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Américo d’Oliveira dos Ramos, que se encontra em Cabo Verde para participar na Reunião de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento do Atlântico, Índico e Mar do Sul da China (SIDS/AIS). Para além de afirmarem os laços históricos de amizade e fraternidade entre os dois países, as duas partes vislumbraram formas e áreas para o reforço das relações que o Chefe do Governo santomense considera “muito boas”.

Este foi um momento importante de troca de experiências que Ramos considerou importante, valorizando os “bons conselhos” do Chefe de Estado cabo-verdiano, “fruto da sua vasta experiência governativa”.

Em entrevista, após a audiência, Oliveira dos Ramos realçou algumas áreas para o reforço da cooperação, como sejam a formação, digitalização, gestão de recursos hídricos e agricultura e sublinhou a ambição de construir um legado positivo para as futuras gerações, num ano em que ambos os dois países celebram 50 anos da sua independência.

Em diversas ocasiões José Maria Neves tem apelado a um “djunta mon” entre Cabo Verde, São Tomé e os vários outros Pequenos Estados Insulares para fazer face aos desafios ligados às alterações climáticas, nomeadamente o aumento do nível do mar, a erosão costeira e a segurança alimentar. Na qualidade de Patrono da Aliança da Década do Oceano e Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, o Presidente da República tem realçado a necessidade de uma ação conjunta para mitigar estes impactos e promover a resiliência das comunidades insulares.