PR presente na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, Nice 2025

30

O Presidente da República, José Maria Neves, é um dos chefes de Estado e de Governo de todo o mundo presentes na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, que já decorre em Nice, França.

Na abertura desta Terceira Conferência, que está a ser co-presidida pelos presidentes da Costa Rica e da França, o secretário-geral da ONU lembrou a urgência da proteção dos oceanos, enaltecendo os esforços e iniciativas nesse sentido.

Cabo Verde está a ser enaltecido nesta sessão por ser cofacilitador da Declaração Final a ser adotada.

José Maria Neves será o décimo a intervir, espera-se, ainda esta manhã. O chefe de Estado vai colocar a tónica na necessidade de mobilização de financiamento climático e azul robusto e acessível, sensível às especificidades dos SIDS, e numa governação oceânica inclusiva, que dê espaço às comunidades locais, aos povos indígenas e à juventude.

O Presidente da República vai alertar, ainda, para o estabelecimento de parcerias para a transferência de tecnologia e a edificação de capacidades adaptadas às realidades de cada contexto.

Cinquenta chefes de Estado, vinte chefes de organizações internacionais e cem mil pessoas estão presentes nesta III Conferência das Nações Unidas, o que está a ser considerado um recorde.

Aumentar a área marinha protegida de 8% para 30% até 2030 é o objetivo, lembrou o presidente da França. Emmanuel Macron espera que esta conferência permita acelerar o passo nesse sentido. Apelou à união de todas as Nações na luta contra o uso de plástico, as alterações climáticas e outras causas ambientais.

O presidente da Costa Rica disse, por sua vez, esperar que esta conferência fique como o momento em que finalmente se entendeu que proteger o oceano não é uma opção, mas a ordem do dia mundial.

A sessão iniciou-se com uma parte cultural, que traduziu uma mensagem contagiante: “Precisamos ouvir as vozes do oceano, que está a sangrar. Que sejamos capazes de nos levantar, agir e salvar os oceanos, assim como as mulheres e crianças que morrem com eles.”