“O que as mulheres e as meninas querem conta”.

12

Mensagem de Sua Excia. o Presidente da República, por ocasião do Dia Mundial da População

“O que as mulheres e as meninas querem conta”

Hoje é o Dia Mundial da População.

Tenho, desde sempre, lutado por uma maior igualdade e equidade de género. A lei contra a violência com base no género, o agendamento púbico da violência sexual contra menores, os avanços na saúde reprodutiva e as enormes conquistas no domínio da educação são ganhos importantes em Cabo Verde.

Mas há questões candentes que devem merecer a atenção de todos, designadamente a pobreza, as desigualdades sociais, políticas e económicas, as dissimetrias regionais, a violência e as migrações. Nos últimos anos tem aumentado, de modo preocupante, o feminicídio. Falhas na educação dos rapazes e das meninas podem, em parte, explicar o incremento desse fenómeno de violência extrema, tanto nas ilhas como na diáspora.

São razões para estudos e medidas de política, visando uma sociedade mais sã. Só a construção de um país mais próspero, moderno, justo e inclusivo e com mais oportunidades partilhadas por todos permitir-nos-á realizar esse desiderando de sanidade. No fundo, queremos um país onde todos, homens, mulheres, meninas e rapazes, têm voz e vez.

Temos de ir mais depressa e a responsabilidade é de todos. Temos de considerar absolutamente os sonhos das mulheres e das meninas. Temos de preparar os homens e os rapazes para esse futuro que conta, onde todas e todos podemos sonhar, onde os nossos sonhos são igualmente considerados.

JMN