PR Recebe Cabo-Verdianos dos Países Baixos em Audiência

15

O Presidente da República recebeu, nesta quarta-feira, 9 de julho, um grupo de cabo-verdianos residentes em Roterdão, que se encontra no país para as comemorações do 5 de Julho. José Maria Neves ouviu Davidson Rodrigues e Jorge Manuel Oliveira-Lizardo, dois membros ativos da comunidade nos Países Baixos, e expressou a sua satisfação, agradecendo à diáspora pelo contributo a Cabo Verde e pela promoção cultural e integração na Europa.

Esses ativistas sociais e culturais têm sido uma ponte entre os Países Baixos e Cabo Verde.

A delegação incluiu Sunil Somaroe, um empresário holandês de nacionalidade, mas “cabo-verdiano de coração”, que visita o país pela primeira vez para celebrar o jubileu dos 50 anos. Sunil planeia explorar oportunidades de investimento, especialmente em empreendedorismo social, em Santiago e outras ilhas. “Cabo Verde está no meu coração e agora é a nossa vez de retribuir”, afirmou, referindo-se à loja da sua família em Roterdão, que há 50 anos tem sido fundamental para a comunidade cabo-verdiana.

Davidson Rodrigues, profissional de mídia independente e professor, é organizador de projetos culturais como a TMC INTERNATIONAL, que une a diáspora cabo-verdiana e destaca talentos na música tradicional. Jorge Manuel Oliveira-Lizardo, cantor, compositor e escritor, nascido em Roterdão, tem estado envolvido em inúmeros projetos que realçam o património cultural cabo-verdiano, além de organizar anualmente a festa de São João.

Este ano, o festival de “São João Rotterdam” contou com a participação de Luís Firmino, do grupo musical Acácia Maior, de Cabo Verde.

O Presidente também ficou a conhecer a iniciativa Cabo Verde Gold, que celebra 50 anos de liberdade, cultura e conexão, destacando a riqueza e diversidade das gerações cabo-verdianas através de diversas atividades, incluindo música, dança e gastronomia, desde 17 de maio.

O Chefe de Estado recebeu um “pin” exclusivo, criado para as celebrações dos 50 anos “de ouro” de Cabo Verde.