Mensagem do Presidente da República à Gestora da ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, 21 de Janeiro de 2019

192

Cara Gestora da ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo
Janaina Alves, João Branco e sua equipa,

Qualquer instituição que inicie o seu ano de actividades celebrando, neste sempre promissor mês de Janeiro, mais um aniversário da sua existência, é sempre um bom incentivo para mais e melhores realizações. E tratando-se de uma Academia de Artes, que nos últimos três anos vem-se multiplicando numa programação rica, variada e ambiciosa, abrangendo diversas áreas, é motivo para grande regozijo para todos nós.

O nosso país, e o mundo em geral, precisam de muitas Over12 culturais, numa multidisciplinaridade de acções e temas, artes plásticas, teatro, literatura, música, artesanato, artes cénicas, recuperando e mantendo-nos ao ritmo das coisas do espírito, à velocidade da contemplação, da reflexão, do tempo próprio que exige a própria criatividade. O mês de Janeiro é o mês da Semana da República, que acabamos de comemorar. E um dos aspectos celebrados, neste período particular do ano, é a liberdade, que também inclui a liberdade artística, tão cara e vital para os nossos artistas, criadores e agentes culturais.

Assim, congratulo-me por mais este aniversário da ALAIM, desejando uma longa vida a esta Academia de Artes, e que continue sendo uma incubadora de projectos culturais, ao serviço de Cabo Verde. Uma instância criativa e livre, impulsionadora de viagens de sonho à eternidade possível e barreira permanente a que se espalhe pelos nossos sons, letras, imagens e interiores veredas um qualquer buço de inteligência.
Bem hajam!
Jorge Carlos de Almeida Fonseca