Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebe uma delegaç…

30

 
 

 

Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebe uma delegação da Confederação Internacional das Associações dos Líderes Empresariais e Institucionais Cristãos para Região Africana (UNIAPAC – África).
Palácio do Presidente da República, 24 de Janeiro de 2020

A presidente da UNIAPAC – África, Miluci dos Santos, que encabeçou a delegação, disse que a visita ao Presidente da República enquadra-se no plano de acção da (UNIAPAC – África), que visa dar mais visibilidade a esta recém-empossada organização.

O Presidente da República agradeceu a visita e a presença dessa associação em Cabo Verde, disse que “a UNIAPAC tem valores que nos são caros”. A questão do emprego jovem é uma preocupação para nós e o emprego jovem decente é uma das “grandes preocupações” no continente africano.

“Dentro do nosso plano estratégico, para os próximos três anos, vamos ter seminários de sensibilização para reflectir sobre o tema do emprego jovem, uma área prioritária da acção da associação.
Vamos começar por três países da África, como Senegal, Burkina Faso e Costa do Marfim, disse a Presidente da UNIAPAC.
“Vamos reflectir sobre esse tema e, ao mesmo tempo, apresentar projectos concretos que os jovens vão realizar nos seus países”, disse ao Presidente da República.
“As mudanças climáticas e a demografia também fazem parte das nossas preocupações.”

Pretende, ainda, levar através de conferências a doutrina social da igreja, ou seja, os valores que a organização defende como o bem comum, a dignidade da pessoa humana, a solidariedade, para o seio dos empresários.
Conferências que versam, também, “o negócio como vocação nobre” e seminário sobre o trabalho, após a era Laudato Si (encíclica do Papa Francisco, na qual o Sumo Pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas), sobretudo a nível do emprego jovem e o diálogo inter-religioso.

Criada a 26 de Fevereiro de 2010, em Ouagadougou, Burkina Faso, a Uniapac – Africa conta actualmente com 15 associações integrantes nacionais, designadamente de Angola, Benin, Cabo Verde, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tchade e Zimbabwé, mas a intenção nos próximos três anos é integrar a Guiné-Bissau, Moçambique, do mundo lusófono, e também alguns países do mundo anglófono.