Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, visitou as tendas de teste rápido da Covid-19 na Praia.
Praia, 20 de Junho de 2020
O Presidente da República visitou, hoje, 20 de Junho, as tendas de teste rápido da Covid-19 na zona de Achada Santo António (ASA), Praia.
Acompanhado dos Ministros de Saúde, Dr Arlindo do Rosário e da Administração Interna, Dr. Paulo Rocha, de seus colaboradores, bem como de profissionais da Proteção Civil, o Presidente da República visitou três tendas na zona da ASA (largo Eusébio, PMI e Kelém) para, in loco, verificar as condições de funcionamento e participação das pessoas, higiene e recolha de amostras de sangue para o teste rápido.
Segundo o Presidente da República, esse teste rápido pode ser muito útil para se conhecer a realidade epidemiológica do País, porquanto a contribuição de todos na luta contra a propagação do novo coronavírus, “é uma responsabilidade que não cabe somente às autoridades de Saúde e Protecção Civil”. Disse, também, que até o momento, pelo número de casos acumulados que o País regista, assim como o número de recuperados e de óbitos, pode-se considerar que “a situação está sob controlo”.
“Quando um estudo de opinião indica que na altura do estado de emergência entre 80 por cento a 90 por cento dos cabo-verdianos aceitaram e cumpriram as regras de confinamento domiciliar, “é um número muito bom, mas para este tipo de pandemia basta que 10 ou 15% não cumpram as regras” para que se possa ter “efeitos, negativos, tremendos”.
“Nós estamos numa situação em que cada pessoa possa evitar a propagação, cumprindo as regras mínimas como lavar as mãos frequentemente, e, sobretudo, o distanciamento físico”, salientou, sublinhando que essas práticas são “os principais trunfos de combate disponíveis”.
O Presidente da República aproveitou para cumprimentar e conversar com as pessoas que aguardavam a vez para realizarem o teste.