Hélio Sanches elogia postura dialogante do Presidente da República

71

O ex-candidato à Presidência da república, Hélio Sanches, foi recebido esta manhã pelo Presidente da República, José Maria Neves, um encontro promovido no quadro de diálogo e concertação que exige a magistratura de influência que o Chefe de Estado propõe para o seu mandato, tendo Sanches manifestado o seu apreço e satisfação com as ideias que lhe foram apresentadas.

Numa conversa aberta, José Maria Neves e Hélio Sanches abordaram temas variados, desde as relações de Cabo Verde com o continente africano e com o mundo, a Diáspora cabo-verdiana e, claro está, sobre a atual situação pandémica que se vive no país.

Nisso, Sanches afirmou-se “muito satisfeito com as ideias do Sr. Presidente da República, relativamente ao combate à pandemia. Ele entende que vivemos uma situação muito difícil e que é necessário o contributo de todos os cidadãos cabo-verdianos para que possamos ultrapassar este momento muito difícil”.

Mais, Sanches sublinha que “o Sr. Presidente da República tem sido muito dialogante, tem sido, efetivamente, um moderador do sistema no início desse seu mandato e eu manifestei o meu apreço ao Sr. Presidente da República pela forma como ele tem iniciado as suas funções. Portanto, desejei-lhe sucessos nesse novo ano, esperando que nesse novo ano ele continue a ser um Presidente de todos os cabo-verdianos, um presidente que defende os interesses de Cabo Verde, um Presidente que defende, efetivamente, a nossa democracia. E neste sentido saio desse encontro muito satisfeito com a forma como o Sr. Presidente da República fez um apanhado daquilo que será a sua presidência…”, resume o advogado e ex-candidato presidencial, Hélio Sanches.

De recordar que, já na sua tomada de posse, o Presidente Neves havia-se disponibilizado para dialogar e receber contributos dos sete candidatos nas eleições últimas de outubro, sendo que já em novembro, aquando de uma deslocação oficial à ilha de São Vicente, este reunira-se com os ex-candidatos presidenciais, Jack Monteiro, Fernando Delgado e Gilson Alves.       

A Sua Excelência, o Presidente da República, Dr. José Maria Neves, recebe, hoje, às 12h30, em audiência, o ex-candidato às Eleições Presidenciais de 17 de outubro passado, o advogado Hélio Sanches, para uma conversa aberta sobre a situação do país e os desafios imediatos e futuros.

O encontro dá sequência às auscultações que o chefe de Estado vem efetuando, no quadro magistratura de influência e da Presidência baseada no diálogo e abertura à participação da sociedade civil, assumidas desde o início das funções.

Recorda-se que já em novembro, poucos dias após a tomada de posse, o Presidente da República teve um almoço de trabalho com os ex-candidatos que residem na ilha do Monte Cara, nomeadamente Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves e Joaquim Monteiro, num importante momento de “discussão democrática” e recolha de contributos para o enriquecimento do programa do mandato e a construção de consensos em torno das grandes causas nacionais.