Cabo Verde e Senegal visam incremento de trocas comerciais

42

O recém indigitado Embaixador do Senegal em Cabo Verde, Ely Sy Beye, apresentou-se em audiência, esta manhã, ao Presidente da República, José Maria Neves, com o qual abordou a vontade dos dois países em incrementar as já “muito profundas” relações, também, ao nível das trocas comerciais entre os dois países.

O diplomata senegalês elege essa como uma das principais preocupações da sua agenda, sendo que para isso os dois países terão de trabalhar formas de aumentar e regularizar as suas ligações marítimas, como sublinhou em entrevista à comunicação social, à saída do encontro. Ao mesmo tempo, este congratula-se com as ligações aéreas regulares entre Praia e Dakar asseguradas por duas companhias senegalesas, atualmente.

Outra preocupação da atual embaixada senegalesa tem a ver com a legalização para melhor integração dos senegaleses residentes nas Ilhas. Neste momento, diz, está em curso um processo, com uma equipa vinda do Senegal, para a atualização e emissão dos passaportes senegaleses da comunidade aqui residente e que tem permitido “simplificar este dossier”, avança o diplomata.

Para além das boas relações bilaterais, o Presidente da República e o embaixador abordaram igualmente o contexto africano, lembrando que o Senegal preside, neste momento, a União Africana, para além de estes terem abordado a grande preocupação do momento com a guerra que envolve a Rússia e a Ucrânia e que, claro, tem os seus impactos em todo o espaço da CEDEAO, desde já pelo aumento exponencial do preço do petróleo e derivados.