PR recebe antigos desportistas internacionais e participa no Jubileu dos 450 anos da criação da freguesia de Nossa Senhora Da Luz

15

O Presidente da República, José Maria Neves, participa amanhã, quinta-feira, dia 14 de julho, no Jubileu dos 450 anos da criação da Freguesia de Nossa Senhora Da Luz, que terá lugar a partir das 14H30, na Baía de Alcatraz, Município de São Domingos.

O Chefe de Estado vai, assim, prestigiar este momento histórico para a Igreja Católica em Cabo Verde e para o país, que teve na Baía de Alcatraz a sede da antiga Capitania de Alcatrazes e uma das suas mais antigas povoações.

O ato que assinala o Jubileu inicia-se com uma Exposição Cultural e vai acolher a apresentação do projeto do futuro Santuário Mariano de Nossa Senhora da Luz.

Na ocasião serão, também, apresentados o Hino Jubilar e um desdobrável sobre a freguesia que tem uma importância histórica para Cabo Verde e para o nosso continente, albergando um dos mais antigos templos católicos da África Subsaariana.

As cerimónias culminam com uma Celebração Eucarística, a ser presidida pela Sua Eminencia Cardeal Arlindo Gomes Furtado, Bispo da Diocese de Santiago, conforme o Programa, anexo.

Entretanto, no período da manhã, o Presidente da República recebe, às 11H00, antigos desportistas nacionais que pretendem abordar o Mais Alto Magistrado da Nação acerca do Decreto-Lei nº 115/IX/2021 de 2 de fevereiro sobre o Regime geral de Pensões do Estado, que passou a inclui, de forma expressa, a área do desporto das alíneas que constituem requisitos à concessão de Pensões do Estado, por contributos relevantes ao país.