PR prestigia Kavala Fresk Feastiva e enaltece contribuição do evento para dinamização económica, cultural e turística de Mindelo

55

O Presidente da República prestigiou, hoje, o “Kavala Fresk Feastival”, no Mindelo, que já vai na sua XI edição.

O Chefe de Estado, que presenciou o arranque do festival, na Rua da Praia, começou a sua agenda com uma visita à exposição “Kavala & Art”, um trabalho do conhecido fotógrafo Tchitche, que retrata o pulsar de Mindelo.

Entre o quotidiano e o tradicional, a selecção de fotos expressa as saudades que a memória eterniza, os rostos conhecidos da ilha, os traços do carnaval e as potencialidades do mar.

Ainda durante a manhã e no âmbito do “Kavala Fresk Feastival, o Presidente da República participou no Workshop promovido pela Organização das Nacões Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO. José Maria Neves mostrou-se agradado com o interesse científico que o pescado tem despertado.

Face aos dados, que apontam para a diminuição deste peixe altamente nutritivo das águas de Cabo Verde, o Chefe de Estado defendeu, entretanto, mais estudos e políticas públicas para uma exploração sustentável da espécie que é das mais acessíveis, tanto para o Pescador como para o consumidor.

A representante da FAO no evento também não
tem dúvidas: “antes de ser raínha do Cavala Fresk Feastival, a Cavala foi princesa dos investigadores”.

Em declarações aos jornalistas, José Maria Neves enalteceu o Kavala Fresk Feastival como uma ideia cintilante e uma referência que pode encorajar outras iniciativas e fazer revelar outras riquezas do país.

O Mais Alto Magistrado da Nação referiu ao evento como uma arena de criação cultural, de promoção de negócios, do turismo e, consequentemente, do crescimento da ilha e do país.

Trata-se de uma iniciativa da sociedade civil que, defende José Maria Neves, merece, à semelhante de outros grandes eventos do país, ser “nacionalizada”, pela dinâmica que gera na sociedade e contribuição para a industrialização da transformação do pescado e da gastronomia no país.

O Chefe de Estado encerrou a sua participação no festival no “Kavala na mei de mar”, que associa a música à gastronomia.

Oiça, aqui, as considerações do PR, sobre o Festival e a importância da Cavala: