Conversas no Plateau abre novo espaço de debates

45

“Em Cabo Verde temos estado um pouco órfãos de espaço público para debates”. Esta frase do jornalista Paulo Lima espelha bem a importância de espaços que promovam uma maior participação cidadã nos debates sobre os temas candentes do país, debates esses que se querem plurais e de elevada qualidade.

Sob o tema “De Que Falamos Quando Falamos de Relatórios Internacionais e de Índices de Desempenhos dos Estados”, esta iniciativa presidencial contou com os importantes contributos de Lima e do economista António Batista.

A utilidade e credibilidade dos dados produzidos pelos relatórios internacionais, a forma como são apropriadas e utilizadas pela classe política, reflexo da elevada crispação política nas Ilhas, foram algumas das questões levantadas.

Outrossim, a necessidade e capacidade de Cabo Verde produzir os seus próprios dados, o custo do desenvolvimento, a liberdade económica, a liberdade de imprensa, o Estado de Direito Democrático e as ameaças à Democracia no mundo, foram outros tópicos quentes deste interessante exercício de reflexão e debate.

“Conversas no Plateau” promete trazer um tema pertinente, uma vez por mês, ficando o convite aberto a si, caro cidadão, para participar e ajudar a elevar a qualidade do debate que se quer e se faz necessário para o desenvolvimento e crescimento do país.