Presidente da República recebe Cartas Credenciais de 17 novos Embaixadores

13

O Palácio do Povo, em São Vicente, está acolher, durante três dias, as cerimónias de apresentação das Cartas Credenciais de 17 novos embaixadores em Cabo Verde. Os atos, que se iniciaram nesta terça-feira,  28 de fevereiro,  prosseguem até amanhã,  quinta-feira, 02 de março.

Durante os três dias, apresentam as cartas que os acreditam como representantes
plenipotenciários dos respetivos Estados em Cabo Verde, os embaixadores da Rússia,
Portugal, Cuba, Santa Sé, Líbia, Malásia, Canada, Dinamarca, Israel, Reino Unido, Egito,
Austrália, República Checa, Mauritânia, Eslovénia, e Suécia.

No primeiro dia, a primeira a apresentar-se ao Chefe de Estado foi a nova Embaixadora da França, numa clara manifestação de abertura do seu país para o reforço das relações diplomáticas e de cooperação com Cabo Verde.

Catherine Mancip manifestou ao Mais Alto Aagistrado da Nação os desejos do seu país em reforçar os laços de cooperação e amizade com Cabo Verde que, ao longo dos anos, atingiram níveis de excelência notórios. A França, recorde-se, acolhe uma parte importante da diáspora cabo-verdiana.

A seguir foi o Embaixador da Rússia. Yuri Materiy garante atenção especial da sua missão diplomática também ao reforço das já excelentes relações de cooperação no setor da educação.

O diplomata deixou a abertura da Rússia, que acolhe neste momento cerca de 40 estudantes, em conceder mais bolsas de estudo e outras condições de acolhimento para mais estudantes cabo-verdianos.

O novo Embaixador de Portugal, que também se presentou ao Presidente da República na terça-feira, elege como prioridade da sua missão trabalhar para elevar as relações entre as pessoas, as culturas e as empresas dos dois países ao nível da excelência já conseguida entre os órgãos de soberania.

Paulo Jorge Lourenço vê no Acordo de Mobilidade da CPLP uma oportunidade histórica que os dois países devem saber interpretar, acompanhar e implementar.

O diplomata considera importante promover a cooperação também entre as diásporas dos dois países em territórios terceiros. 

Ao início da tarde desta terça-feira, o Presidente da República recebeu as Cartas Credenciais do novo Embaixador de Cuba em Cabo Verde.

Além das históricas relações nos setores da Saúde e Formação dos Recursos Humanos,Turcios Miguel López quer promover o reforço das cooperações entre os nossos dois países nos domínios da conservação do património histórico, proteção dos oceanos e agronegócio.

Já o Embaixadora da Santa Sé, o Reverendo Waldemar Stanislaw Sommertag saudou a abrangência da fé cristã no país e deixou a disponibilidade do Vaticano em trabalhar com Cabo Verde na preservação dos valores como a humanidade, a pacificação e a formação integral das pessoas.

Questionado sobre uma eventual visita do Papá a Cabo Verde, o Núncio Apostólico disse que vale a pena continuar a sonhar, reconhecendo o grande simbolismo que a mesma teria, particularmente nestas celebrações dos 500 anos da Diocese de Santiago.

Fechou as cerimónias na terça-feira o novo Embaixador da Líbia, wue manifestou so Presidente da República toda disponibilidade do seu país em continuar a cooperar com o arquipélago nos domínios que forem considerados importantes.

Ahmed Jumma Agou Ali Alkabai ressaltou a atratividade das ilhas particularmente na economia marítima e destacou a saúde e a educação entre as área que poderão merecer maior atenção.

A região norte do país acolhe, assim, mais este importante ponto da agenda do Chefe de Estado, no quadro da descentralização dos atos do Presidente para outras regiões do país.