Novos embaixadores da Malásia, Canadá Reino Unido, Israel, Egito e Dinamarca apresentam Cartas Credenciais ao Presidente da República

47

No segundo dia de apresentações das Cartas Credenciais, no Palácio do Povo, em São Vicente, o Presidente da República recebeu, esta quarta-feira, novos representantes de seis países que querem reforçar os laços de amizade e cooperação com Cabo Verde.

No período da manhã, o primeiro a ser recebido foi o Embaixador da Malásia. O Senhor Zainal Bin Zahar apresentou entre as áreas prioritárias de cooperação o turismo, a agricultura e a ciência.

Na sequência, o Presidente da República recebeu a Embaixadora do Canada. A Senhora Marie Geneviève quer encetar o fortalecimento da cooperação particularmente nos domínios dos direitos humanos, economia azul e educação, com intercâmbios entre estudantes.

Fechou a manhã a nova embaixadora da Dinamarca. A Senhora Maria Nilaus Tarp perspetiva reforço da cooperações entre os dois países nos setores da energia e segurança marítima.

Já no período da tarde, o Presidente da República recebeu as Cartas Credenciais dos novos embaixadores de Israel, Reino Unido e Egito.

As cerimónias de entrega de Cartas Credenciais por novos embaixadores plenipotenciários, decorrem, recorde-se, desde ontem, no Palácio do Povo

Israel, diz o seu representante diplomático, Senhor Ben Bourgel, tem interesses e valores comuns com Cabo Verde em domínios como mudanças climáticas e desenvolvimento turístico, áreas em que podem desenvolver sinergias, com benefícios mútuos.

A embaixadora do Reino Unido rigozija-se, por seu lado, com o regresso dos turistas ingleses, em números que já se abeira dos níveis anteriores à pandemia. A Senhora Juliete John perspetiva o reforço da cooperação com Cabo Verde em domínios como a segurança e a economia marítima.

Já o novo Embaixador do Egito, Senhor Khaled Aref, vê oportunidades de reforço das cooperações nas energias renovaveis e preservação do património cultural.

As cerimónias de entrega de Cartas Credenciais por novos embaixadores plenipotenciários, decorrem, recorde-se, desde ontem,  28 de fevereira, e prossem até esta quinta-feira, 2 de março, no Palácio do Povo, em São Vicente.