O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu esta manhã, uma delegação do Banco Mundial (BM), chefiada pelo seu Vice-presidente para as regiões Oeste e Centro-Africana, o Sr. Ousmane Diagana. Uma oportunidade para debater os desafios presentes e futuros de Cabo Verde e do próprio BM, como sejam os impactos das crises da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, para além da ameaça das alterações climáticas, sobretudo para países arquipélagos como Cabo Verde.
“Nós discutimos com o Presidente todos esses temas, mas o mais importante, as possíveis soluções que podem ser consideradas… O Presidente explicou-nos a sua visão e as ambições de Cabo Verde, em particular, sobre a nova estratégia (do Governo) para a erradicação da pobreza extrema até 2026. Discutimos sobre como a conhecimento e a expertise técnica do BM poderão ajudar Cabo Verde a realizar esse objetivo até 2026.”, resumiu o Sr. Ousmane Diagana à comunicação social, após a audiência com o Chefe de Estado.
Outro aspeto abordado na conversa com o Presidente Neves tem a ver com “o processo em andamento” de “evolução” do próprio BM, para fazer face aos desafios presentes e futuros e poder melhor apoiar os países no seu processo de crescimento e de enfrentamento dessas e outras crises que possam surgir.
Momento ainda para apresentar ao mais alto magistrado da Nação a nova “Country Director” para Cabo Verde, Gambia, Guiné-Bissau, Mauritânia e o Senegal, a Senhora Keiko Miwa, recém-empossada, no dia 01 de março, no cargo, ela que é residente no Senegal.