PR realça oportunidades e desafios do setor social na sociedade de informação

27

O Presidente da República, José Maria Neves, realçou esta manhã, as oportunidades que se abrem ao setor social com a grande revolução das tecnologias de comunicação e informação no mundo, e em Cabo Verde em particular, sobretudo nos últimos 20 anos. Ao mesmo tempo, o Chefe de Estado chama a atenção para os desafios que se colocam ao setor neste contexto da sociedade de informação, em que “a informação tem valor económico e social, configurando um bem económico e um recurso vital da economia e da sociedade. A informação, os dados, os perfis são bens valiosos”.

Desafios que dizem respeito não só à proteção de dados mas, também, “ao acesso à informação e à capacitação das pessoas para a sociedade da informação, além de outros, relacionados com as infraestruturas de comunicações, os direitos de propriedade intelectual, a cibercriminalidade e a proteção das crianças e dos adolescentes e dos direitos dos consumidores em geral”.

Esses são alguns pontos da reflexão do Presidente Neves, por ocasião da abertura da conferência subordinada ao tema “Proteção de dados pessoais para fins sociais”, que assinala o 8º ano da tomada de posse dos membros da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Uma louvável iniciativa e que “expressa certamente a vossa determinação em fazer mais e melhor, num mundo em constante evolução”, salienta o Mais Alto Magistrado da Nação.

Confira o discurso, na íntegra, aqui: