PR recebe coordenador do YALI Centre Regional Leadership de Dakar

14

O Presidente da República, Dr. José Maria Neves, recebe nesta tarde de quinta-feira, 24 de agosto, às 16h00, uma comitiva ligada ao programa (Young African Leadeship Initiative (YALI), liderada pelo Coordenador do Centro YALI de Dakar, o Dr. Bara Ndiaye, que se encontra em missão de trabalho de três dias a Cabo Verde, de 23 a 26 de agosto.

Essa visita de Ndiaye ao nosso país ocorre na sequência da última participação de jovens líderes cabo-verdianos, na sessão de formação presencial que ocorreu no referido Centro em Dakar, em negócios e empreendedorismo.

O objetivo, e sobre o qual quer partilhar com o Presidente da república, tem a ver com o acompanhamento das ações desencadeadas pelos jovens YALI aqui em Cabo Verde e, mais do que isso, estabelecer contatos com as autoridades cabo-verdianas para a materialização dum futuro Centro YALI no nosso país e que possa promover formações totalmente em português, para os jovens YALI lusófonos, sendo que até esta as formações são todas em inglês /ou francês.

O Programa YALI, recorda-se, é uma iniciativa do Governo norte-americano, criada pela administração Obama, a fim de estimular jovens lideranças africanas para questões ligadas ao crescimento e a prosperidade, ao fortalecimento da democracia, à paz e a segurança em África.

Desde 2015, com a implementação do programa, que o YALI já beneficiou 60 jovens cabo-verdianos com intercâmbios e formações em liderança e empreendedorismo e em áreas como Gestão Pública (Public Managment), Liderança Civil (Civil Leadership) e Liderança de negócios/empresas (Business Leadership). Isto, seja a partir dos intercâmbios em Washington ou através do Centro de Dakar que só na ultima ação de formação mista (online e presencial), promoveu formações para 97 jovens líderes de todo o continente, incluindo os cabo-verdianos Osvaldo Borges e Lindzai Lopes, que foram recebidos pelo PR nas vésperas da sua deslocação a Dakar.