PR e Ministro da Educação de Portugal perspetivam “parceria” no setor

31

O Presidente da República, José Maria Neves, acaba de receber em audiência o Ministro da Educação de Portugal, João Costa, que se encontra em missão de reforço da cooperação entre os dois países na área em questão. Uma “parceria” muito “positiva” para ambas as partes, conforme conclusão de Costa, da conversa tida com o Chefe de Estado cabo-verdiano. Basta ver que a educação, elucida aquele governante português, representa um terço do pacote de investimentos no quadro desta cooperação bilateral. O momento permitiu às partes refletirem e perspetivarem novas oportunidades para essa parceria entre Cabo Verde e Portugal.

Nisso, José Maria Neves e João Costa, também, abordaram as áreas desta parceria e que engloba a literacia, a mobilidade dos estudantes, a avaliação e a expansão da Escola Portuguesa, estas duas áreas que trouxeram o Ministro a Cabo Verde, ele que inaugura ainda esta tarde, em Mindelo, o segundo polo da Escola Portuguesa em Cabo Verde.

Uma novidade avançada ao PR tem a ver com a implementação de um centro de formação ligadas às Escolas Portuguesas no nosso país e que deverá beneficiar professores portugueses e cabo-verdianos, com formações contínuas e formações em lideranças nas escolas, para apoio ao desempenho dos diretores das escolas.

Os desafios atuais dos sistemas educativos dos dois países e a nível global, sobretudo nesta fase pós-pandemia que muito afetou o setor, a problemática da falta de professores ao nível do planeta, a cidadania e a cidadania democrática, foram alguns dos outros temas debatidos com o Presidente da República, numa conversa “muito boa e agradável” e que ajuda a pôr em perspetiva o presente e futuro desta parceria profícua entre os dois países numa área estratégica ao desenvolvimento, como é a educação.