PR destaca o reforço das relações entre os municípios italianos e cabo-verdianos

21

José Maria Neves realça a excelência das relações existentes entre Cabo Verde e Itália, um país com várias décadas de emigração cabo-verdiana e com uma comunidade bem integrada. O Presidente da República estimula a descentralização dessas relações através dos municípios, como forma de reforço da cooperação, daí assinalar com entusiasmo a parceria entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e o município italiano de Candiolo.

Nesta segunda-feira, o Chefe de Estado cabo-verdiano recebeu uma delegação italiana, chefiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Candiolo, Stefano Boccardo, da região do Piemonte, que se encontra de visita ao país, no quadro da cooperação descentralizada com o concelho de Santa Cruz.

O Presidente Neves sublinha o forte impulso que a Itália deu para o desenvolvimento do turismo em Cabo Verde, sendo visível a contribuição dos empresários e pessoas de “boa vontade”, caso do Padre Octávio Fasano, que tem feito um trabalho louvável na área social, particularmente, na ilha do Fogo e no concelho Santa Cruz, em Santiago.

O Chefe de Estado incentiva o reforço da cooperação entre os municípios italianos e cabo-verdianos, para fortalecer a dinâmica de desenvolvimento local e comunitário.

José Maria Neves congratula-se com o apoio do Município de Candiolo para a ligação da rede de água domiciliária, beneficiando 60 famílias da localidade de Ponta Saltos em Santa Cruz.

Destaca as potencialidades de Santa Cruz particularmente na área do agronegócio, incentivando os empresários italianos a investirem mais nesse concelho, nomeadamente nas pequenas unidades de produção, no microempreendedorismo e outras áreas ligadas à agricultura e pecuária.

Integram a referida delegação, o Presidente da Câmara Municipal de Candiolo, Stefano Boccardo, o representante do Consulado Honorário de Cabo Verde em Torino e Vice-Presidente MSP- Movimento para Desenvolvimento e Paz, Pierre Monkam, e proprietários de uma empresa de criadores de gado.