Cabo Verde e Quénia avançam no reforço das relações bilaterais

9

Durante a manhã desta jornada de domingo da 37ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, o Presidente da República, José Maria Neves, e seu homólogo queniano, William Ruto, expressaram, numa conversa entre os dois, o desejo de fortalecer os laços entre os dois países. Além de aceitar o convite feito pelo Presidente Neves de ser o Co-Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural da Região da África Austral, o Presidente Ruto convidou o PR Neves a visitar o seu país. O Chefe de Estado cabo-verdiano, por sua vez retribuiu o convite para uma visita de Estado do seu homólogo queniano às Ilhas.

Esses passos concretos demonstram o compromisso dos dois líderes com uma maior aproximação e cooperação entre Cabo Verde e o Quénia, a visar, igualmente, uma parceria benéfica para o continente africano como um todo.

Ressalta-se que o Presidente William Ruto foi nomeado ontem Champion para a Reforma Institucional da União Africana, sucedendo ao Presidente Paul Kagame, do Ruanda. Nisto, o Chefe de Estado queniano sublinhou a vontade de compartilhar visões e experiências com o PR Neves, também em matéria das reformas na União Africana.