26 | MARÇO | 2018 – SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca,…

8

26 | MARÇO | 2018 – SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, encontrou-se com o seu homólogo angolano, João Lourenço, na Ilha do Sal.

O Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, recebeu e reuniu-se com o seu homólogo angolano, João Lourenço, que se encontrava em viagem privada aos Estados Unidos.
A recepção aconteceu na tarde de 26, aquando da escala que o Presidente João Lourenço e esposa fizeram na Ilha do Sal.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, caracterizou o encontro de “muito, muito cordial, útil, sobre questões de relacionamento bilateral comunidade, vistos, ligações aéreas, empresariado e da CPLP”.

Durante o encontro outros assuntos foram abordados, nomeadamente, a abertura para assinatura/implementação do acordo bilateral de supressão de vistos em passaportes ordinários, indicando que Angola já tem o mesmo Acordo de supressão de vistos com outros países como Moçambique, Namíbia e África do Sul.

Por sua vez, o Presidente angolano mostrou-se muito receptivo à questão da criação de empresas mistas Cabo Verde/Angola em várias áreas, principalmente, na construção civil.
Reiterou a aceitação de convite para uma visita oficial a Cabo Verde, devendo as datas ser acertadas pela via diplomática.
Reconfirmou a sua presença na Cimeira da CPLP que se realizará em Julho próximo.
Por último, concluiu que há um vasto leque de oportunidades de cooperação económico/empresarial entre Angola e Cabo Verde.
Seguiu-se um jantar entre os dois presidentes e esposas.