05 | FEVEREIRO | 2018 O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu a…

14

05 | FEVEREIRO | 2018
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu a vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Senhora Mercedes López Acea.

A vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Senhora Mercedes López Acea, que se encontra em Cabo Verde numa visita de dois dias, no âmbito de um périplo a quatro países africanos, esteve reunida com o Presidente da República, na manhã de 05 de fevereiro, para abordar questões relativas à cooperação entre Cabo Verde e Cuba.

Durante a declaração de imprensa, conjunta, o presidente da República Jorge Carlos Fonseca disse que essa visita “é muito importante para o país do ponto de vista político e diplomático e que acredita que “a mesma poderá contribuir para o reforço da cooperação e da amizade existente entre os dois países”. “Cuba e Cabo Verde são dois países com muita afinidade a nível da cultura, da história, da composição humana e do longo percurso de solidariedade, sendo que a cooperação cubana foi muito relevante para a construção do Estado independente do arquipélago”, sublinhou.

Cabo Verde está interessado em “reavaliar” as modalidades de cooperação entre os dois países, no sentido de a “reforçar e aprofundar ainda mais”, disse o Chefe de Estado Cabo-verdiano, lembrando as modalidades de cooperação já exploradas com Cuba, nomeadamente, na formação e assistência técnica a nível da saúde, educação e agricultura.
Por seu turno, a vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Senhora Mercedes López Acea, disse que a relação entre os dois países é antiga, que o seu povo “recorda sempre a histórica relação de amizade entre Amílcar Cabral e Fidel Castro sendo que ambos lutaram pela defesa, liberdade e independência do desenvolvimento dos dois países”.

Terminou com a nota de que brevemente o ministro da Saúde de Cabo Verde irá deslocar-se a Cuba para ver as oportunidades que existem e analisar quais serão as áreas para o reforço da cooperação entre os dois países.
O Chefe de Estado Cabo-verdiano esteve acompanhado nesse encontro pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário.