Mensagem de felicitações de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, …

41
   

 

Mensagem de felicitações de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, a Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa por ocasião da celebração dos quarenta e seis anos do aniversário do 25 de Abril.

Cidade da Praia 25 de Abril

Caro Amigo,
Portugal celebra os quarenta e seis anos do aniversário do 25 de Abril, no momento em que atravessa um dos maiores desafios da sua história recente. E como sempre, o povo português revela-se forte, determinado, coeso e solidário no combate a esta pandemia que mudou a sua vida e o seu quotidiano, obrigando autoridades e dirigentes políticos a procurar soluções imediatas para esta crise.

Caro Presidente
A trajectória de um povo é composta de vários e diferentes desafios, que se lhes coloca no seu tempo, também fruto daquilo que são as ameaças desse mesmo tempo e consequência da realidade em que nos encontramos. Portugal não está só nesta luta. Vários olhos estão sobre o país e vêm acompanhando a forma positiva como as autoridades vêm controlando a pandemia, que nos afecta a todos, pois que também seguimos, a par e passo, o desenrolar dos acontecimentos, com o coração dorido.
Como lhe dizia, o dia da liberdade, 0 25 de Abril, é celebrado numa altura em que a democracia e as instituições democráticas portuguesas revelam toda a sua robustez e maturidade, numa conjugação e coordenação de esforços do conjunto de órgãos de soberania do país irmão, respondendo às ansiedades das suas populações. E com satisfação que vemos essa realidade reflectida no prestígio que Portugal vem somando, a vários níveis, a nível internacional.

É doloroso seguirmos, todos os dias, os valores das estatísticas, ver o número de falecidos por esta pandemia, sabendo que cada português ou portuguesa que parte, ajudou a construir o vosso país, dando o seu melhor para o engrandecimento dessa vossa nação.

Senhor Presidente

Há feriados no calendário universal que, embora não os celebremos oficialmente no nosso país, sentimo-los também como nossos, pois são parte da nossa história comum, e dessa memória e legado somos todos tributários.
A vossa liberdade é a nossa liberdade, a vossa democracia é a nossa democracia. Para além da história comum de vários séculos e relacionamento fraternal, as nossas democracias seguem em paralelo, procurando aprofundar-se e serem capazes de dar as melhores respostas para os anseios dos nossos povos e contribuir para a realização do seu futuro e desenvolvimento harmonioso.
Esta celebração do 460 aniversário do 25 de Abril, estou certo, ficará para a história do vosso país. Será lembrado como o momento em que Portugal se uniu, mais uma vez, em torno do seu destino comum, e dos valores da liberdade e da democracia, traçados na Revolução dos Cravos. Herdados por nós todos, também, nesta comunidade unida e fraterna da língua portuguesa.
Por isso,

Vão as minhas felicitações e desejos de um bom 25 de Abril com muita saúde, paz e confiança no futuro.

 

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé