X Edição da Semana da República – 13 a 20 de Janeiro

63

A Semana da República é uma iniciativa do Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca, com o propósito de enaltecer duas datas de grande significado histórico – o 13 Janeiro (Dia da Liberdade e da Democracia) e o 20 de Janeiro (Dia dos Heróis Nacionais) – e estimular, no seio da sociedade cabo-verdiana, essencialmente entre os mais jovens, o (re) conhecimento dos acontecimentos que estas datas assinalam, assumindo-as como conquistas da Nação cabo-verdiana.

Acreditamos que, durante os últimos nove anos, os diversos eventos realizados neste quadro, com importantes parcerias, na Presidência da República e de forma desconcentrada, têm tido um impacto muito significativo na nossa comunidade política, nas universidades, nas escolas, nos meios de comunicação social e, também, junto da Diáspora cabo-verdiana.

Esta edição que tem lugar no último ano do segundo mandato presidencial, para além de atividades descentralizadas, nos municípios e Embaixadas, debruçar-se-á sobre temas de grande atualidade para Cabo Verde, o continente africano e o mundo, através de duas conferências internacionais a terem lugar na cidade da Praia no dia 15 (Tema: “Os desafios globais da pandemia do Covid 19”) e no dia 19 (Tema: “ O processo de construção da democracia em África ”).

Uma exposição infográfica sobre a história das nove edições da Semana da República de 2012 a 2020 iniciará no dia 14 e, a finalizar, no dia 20 de Janeiro, um concerto musical com artistas nacionais.