o Presidente da República recebeu, na manhã de 28 de Maio, em audiência, o…

7

S.E. o Presidente da República recebeu, na manhã de 28 de Maio, em audiência, o antigo Presidente da República, Comandante Pedro Pires, a pedido deste.

Trocaram pontos de vista sobre a realização da IIª Cimeira sobre Inovação em Africa, que terá lugar em Kigali, Ruanda, no próximo dia 7 de Junho, e cuja organização está sob a responsabilidade da empresa cabo-verdiana IHABA.

O Comandante Pedro Pires trouxe a informação de que a Fundação Amilcar Cabral está a trabalhar num projecto sobre os vários documentos e cartas redigidos por Amilcar Cabral, de molde a permitir a integração de todo o seu espólio no Programa da UNESCO denominado “ Memórias do Mundo”. Para o efeito, fez saber que já iniciaram os contactos necessários aqui em Cabo Verde e nalguns países ( Guiné Bissau e Portugal), aos quais já foi solicitado o envio do acervo de Amilcar Cabral, para que se possa, até Janeiro de 2019, elaborar uma boa fundamentação, antes de o projecto ser levado à UNESCO para decisão final.

Solicitou o apoio de S.E. o Presidente da República para o fim em vista, tendo-o também convidado para presidir a Comissão de Honra desta grande iniciativa, convite que o Presidente da República aceitou de bom grado. Por fim, o Comandante Pedro Pires informou que tenciona estar presente na Cimeira do Sal, com a intenção de se encontrar com os demais Chefes de Estado da CPLP e dar-lhes conta das minúcias deste importante projecto, esperando que possa sair dali com algum apoio expresso da CPLP.