PR associa-se à noite de reconhecimento e premiação de Professores

19

De regresso ao país, depois da missão cumprida em Portugal, o Presidente da República fez questão de juntar-se, este sábado, aos professores na noite de “justa homenagem”, reconhecimento e premiação à classe pelos seus projetos criativos e inovadores para aprimorar o ensino nas respetivas comunidades educativas.

Além de distinguir o “Professor do Ano”, a III Edição da “Gala LECIONA”, promovida pela Associação para Promoção do Património Educacional-Cabo Verde e do Museu de Educação, foi também um palco de festa e revelação de talentos dos docentes e alunos, particularmente em música e dança.

José Maria Neves parabenizou a mentora Clara Marques pelo valioso trabalho de valorização e preservação do património da educação e os três professores premiados, pela inovação, partilha e contributos para o desenvolvimento do setor da educação, que tem sido um fator de transformação dos cidadãos, muito graças ao pesado investimento do Estado e das famílias, desde a independência do país.

“Se Cabo Verde é o que é hoje, devemo-lo, em grande medida, a esse esforço meritório de todos para promover a educação”, destacou José Maria Neves, depois de entregar o prémio “Professor do Ano” ao docente Erick Gomes, destacado por conceber novos materiais didáticos, baseados em 28 palavras, como método para aprimorar o ensino-aprendizagem no 1º e 2º anos do Ensino Básico, em São Vicente.

José Maria Neves quer as escolas cada vez mais criativas, agentes de transformação social e espaços de liberdade de espírito e de amizade, neste mundo cada vez mais polarizado e desumanizado.