PR Preside Encontro de Quadros Maienses com Apelo ao Diálogo e Ação sobre o Futuro de Cabo Verde

8

O Presidente da República, José Maria Neves, presidiu esta manhã ao Primeiro Encontro de Quadros Maienses residentes na Praia, no Techno Park. O evento foi marcado por uma profunda reflexão sobre os 50 anos de Independência do país. Num discurso vibrante e sem formalismos, Neves fez um balanço positivo dos avanços de Cabo Verde, elogiando os “ganhos extraordinários” em áreas como educação, saúde e infraestruturas, que transformaram o país de “improvável” a “possível”. Desafiou, mais uma vez, a um esforço conjunto de todos para “perscrutar o futuro”, acrescentando que “é fundamental imaginar que futuro queremos para este nosso país”.

Na linha da sua visão “Cabo Verde 2075: Novas Possibilidades”, o Chefe de Estado enfatizou a necessidade urgente de mudar. Apelou a uma mudança radical nos processos de decisão, exigindo mais rapidez, debate e justificação das políticas públicas, e um novo equilíbrio entre Estado e sociedade. Um dos pontos centrais da sua intervenção foi o desafio para que os cabo-verdianos “reaprendam a discordar” para, só assim, alcançarem os consensos necessários ao desenvolvimento. O Mais Alto Magistrado da Nação citou, mais uma vez, os impasses políticos que atrasam a renovação de órgãos importantes como exemplo dessa incapacidade que o país tem experimentado de alcançar os consensos necessários para o salto tão almejado quanto necessário para enfrentarmos com sucesso os desafios destes novos tempos e defendeu que é preciso “pôr as nossas mentes fora da caixa, “pensar fora da caixa!”.

José Maria Neves insistiu num novo pacto entre as Ilhas, numa nova organização do poder local com mais poder e recursos para os municípios, visando combater as assimetrias regionais. Neste exercício de pensar o “Cabo Verde 2075”, o Presidente destacou o potencial da economia digital, energias renováveis, o mar e as indústrias criativas como pilares para um futuro próspero.

Reafirmando a sua inabalável confiança na resiliência, capacidade e talento do Povo e, sobretudo, dos nossos jovens, o Mais Alto Magistrado da Nação convidou à ação! “Não tenhais medo! O futuro está ao nosso alcance desde que estejamos preparados para construir. Porque o futuro existe quando for por nós construído com as nossas próprias mãos.”

Leia o discurso, aqui: