XII Encontro Nacional dos Estudantes Maenses em Portugal: PR incentiva jovens a apostarem na sua formação para que melhor possam ajudar o desenvolvimento do Maio e de Cabo Verde

78

Durante mais um encontro dos estudantes maenses em Portugal, realizado este ano em São João da Madeira, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, exortou os jovens estudantes maenses a serem excelentes alunos para que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do Maio, uma das ilhas mais bonitas do país e com enormes potencialidades.

Este apelo foi estendido a todos os jovens estudantes cabo-verdianos, estimulando-os a realizarem os seus sonhos e a fazerem Cabo Verde crescer. O Chefe de Estado vê neste tipo de evento um espaço privilegiado de debate, reflexão e procura de melhores soluções para o crescimento e desenvolvimento do país.

Mais uma vez, Neves frisou a importância da diáspora no desenvolvimento de Cabo Verde e reforçou o incentivo à sua participação neste processo, também com remessas de ideias e conhecimento. Um dos pontos altos do XII Encontro Nacional dos Estudantes Maenses em Portugal foi a realização da conferência “A Importância da Rede Associativa para o Sucesso Académico”.

A par disso, a AMP assinou protocolos de cooperação com algumas instituições, nomeadamente com a União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa. A Associação Maense em Portugal celebra este ano o seu 20.º aniversário e o 28.º de geminação entre os municípios do Maio e de São João da Madeira.

O Presidente da AMP, Carlos Frederico, aproveitou o ato solene para prestar uma singela homenagem a Edson Alves, filho do Maio, deputado da Nação e mentor dos encontros dos estudantes maenses em Portugal. Segundo Frederico, o malogrado tinha confirmado a sua presença no encontro deste sábado.

Fundada em 2003, a AMP tem como desígnio a promoção e facilitação da integração dos cabo-verdianos e dos PALOP em Portugal, intentando a melhoria da realidade socioeconómica, através da execução de projetos de intervenção social. Nos últimos 10 anos, a Associação tem direcionando as suas ações principalmente em prol da capacitação e formação dos jovens, como forma de coesão e desenvolvimento sociais.

As Batucadeiras Ramedi di Terra e a artista Mathilde Silva são alguns artistas que animaram o XII Encontro Nacional dos Estudantes Maenses em Portugal. O evento contou com a presença da equipa camarária de São João da Madeira, liderada pelo seu presidente, Jorge Vultos Sequeira.