PR visita Exposição 25 de Abril no Centro de Arte Oliva em São João da Madeira

17

No âmbito da sua visita à cidade de São João da Madeira, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, passou pelo Centro de Arte Oliva, para conferir a exposição fotográfica “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, do jornalista e fotógrafo Alfredo Cunha. Esta exposição, que celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos, está patente ao público até 16 de junho de 2024 e apresenta imagens emblemáticas captadas por Cunha durante os principais momentos deste evento histórico que transformou Portugal e ajudou a acelerar os processos de independência das ex-colónias.

Das muitas fotos presentes na exposição figura, também, a de um antigo soldado cabo-verdiano, nativo da ilha de São Vicente, de acordo com o autor, que fez parte dos “Capitães de Abril”.

A exposição, organizada pelo Centro de Arte Oliva sob a curadoria de Aníbal Lemos, baseia-se no livro de Alfredo Cunha que documenta a revolução em três partes: Guerra, Dia 25 de Abril e Depois de Abril, com textos de Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas, respetivamente. Este livro e a exposição resultante oferecem uma perspetiva única e profunda sobre a Revolução dos Cravos.

Esta visita reforça a importância da ligação entre Cabo Verde e Portugal, celebrando a história comum e o intercâmbio cultural através da arte e do reconhecimento de figuras e momentos que marcaram o percurso das duas nações.

Quanto ao Centro de Arte Oliva, este alberga várias exposições ligadas às artes visuais dos séculos XX e XXI, entre as quais duas coleções particulares em regime de depósito a longo prazo: a Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima, e a Coleção de Arte Bruta/Outsider Treger/Saint Silvestre, que juntas representam um vasto leque de obras de artistas de várias nacionalidades. 

O centro é. segundo os seus promotores, o único no país a trabalhar regularmente com arte contemporânea e arte bruta/outsider. A sua missão é criar interpretações das histórias da arte através de uma programação que inclui exposições, programas educativos e iniciativas colaborativas.

Saiba mais no site oficial do Centro;